Áreas de preservação/Geral

Beleza e história: Gruta do Lago Azul – Mato Grosso do Sul

Em 2016 tive a oportunidade de turistar pelo município de Bonito, Mato Grosso do Sul. A cidade fica a 298 km de Campo Grande, capital do Estado, um trajeto de aproximadamente 3h30 de carro. Se você algum dia pensar em visitar a cidade, já coloque na sua lista a Gruta do Lago Azul, localizada na Fazenda Anhumas. A gruta, é uma das principais atrações turísticas da região e atrai muitos visitantes pela sua beleza e história.

blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes-bonito-mato-grosso-do-sul-gruta-do-lago-azul-1

A Gruta é uma das principais atrações e é preciso agendar o passeio com antecedência 

A distância de Bonito até a Gruta do Lago Azul é de 21,4 km, o que dá uma meia hora de carro e a estrada é de chão batido, então é preciso ter atenção. O passeio é uma visita contemplativa, pois a gruta foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1978. Além disso, está inscrita no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. A atração se encontra em uma área de conservação e é considerada um monumento natural, por isso há regras de visitação, como o limite de pessoas nos grupos que vão conferir a atração.

O valor depende se é alta (R$ 60) ou baixa temporada (R$ 45) e inclui equipamento de proteção, instrução e guia local durante toda a visitação. O passeio começa com uma pequena trilha até a entrada da gruta depois, o caminho a ser percorrido é uma escadaria construída na própria rocha. Por isso, é obrigatório o uso de tênis ou sandália tipo papete, a escadaria é íngreme tem 294 degraus e em qualquer descuido você pode escorregar. Então, tenha muita atenção.

blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes-bonito-mato-grosso-do-sul-gruta-do-lago-azul-descida

Escadaria que leva até ao Lago Azul:  é preciso atenção para não cair

Durante a descida o guia faz paradas em pontos permitidos para que as pessoas observem. Falam sobre as rochas, as formações geológicas, os espeleotemas de várias formas e tamanhos e dos milhares de anos que possuem. A parada também serve para o pessoal recuperar o fôlego. A Gruta do Lago Azul, é uma das maiores cavidades inundadas do mundo, possui 80 metros de profundidade. Quando se chega ao final da descida o grupo fica por uns 10 minutos contemplando, tirando fotos e dúvidas com o guia. Depois, retorna pelo mesmos trajeto de ida.

blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes-bonito-mato-grosso-do-sul-gruta-do-lago-azul-formação

Detalhe de formação no teto da Gruta

O lugar é sensacional, a cor da água é incrível e só de observar toda essa estrutura você já reflete sobre o poder da natureza. Para quem gosta de fotografia nesse passeio é obrigatório levar a máquina fotográfica, mas é preciso regular bem para ter boas fotos.

blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes-bonito-mato-grosso-do-sul-gruta-do-lago-azul-2

A cor azul é uma combinação de diversos fatores como: localização da Gruta, quantidade de iluminação e os minerais do fundo do lago

O município de Bonito em si e cada uma das atrações que visitei merecem um post especial. A Gruta do Lago Azul é o cartão postal do município por isso, comecei a falar da cidade por essa atração. Agora, preparem-se para conhecer um pouco mais sobre esse lugar que faz jus ao nome. #vemcomigo

Até mais,
Luiza Menezes

Gruta do Lago Azul 
Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s