Parques

Parque Tanguá: de antiga pedreira a área de preservação

Se tem algo que gosto de fazer quando visito outras cidades é conhecer os parques e em Curitiba não poderia ser diferente. Tive a oportunidade de viajar duas vezes para a capital mais fria do Brasil e tenho a certeza de que não cheguei nem perto de conhecer todos os atrativos desta bela cidade. O primeiro que conheci foi o Parque Tanguá, um lugar lindo, com acesso gratuito, que tem uma paisagem espetacular e, com certeza, não pode faltar na sua lista dos lugares para visitar.

Blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-curitiba-parque-tanguá-foto-luiza-menezes

Espelho d’água, chafariz e o belvedere ao fundo

O Parque Tanguá está localizado no bairro Pilarzinho, região norte de Curitiba, entre municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré. A sua entrada principal é pela rua Oswaldo Maciel, s/nº, onde fica o Jardim Poty Lazzarotto e o belvedere, onde é possível contemplar um belo panorama do jardim e do parque.

Blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-curitiba-parque-tanguá-vista-do-mirante-foto-luiza-menezes

Vista do belvedere para o parque e o lago

Sua construção foi em uma antiga pedreira, que inicialmente seria um local para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. No entanto, o poder público decidiu aproveitar o espaço de uma outra maneira e em 1996 ocorreu a  inauguração do Parque Tanguá. Hoje o local, é uma importante área de preservação, principalmente, da nascente do rio Barigüi.

blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-sobre-luiza-menezes

A cascata que escorre pelo mirante se destaca pelos seus 65 metros de altura

Já em 1998, construíram o Jardim Poty Lazzarotto, que homenageia o mais importante artista plástico curitibano, Napoleon Potyguara Lazzarotto. Com espelhos d’água, chafariz e canteiros de flores, o jardim tem estilo francês e encanta a todos que passeiam. 

Blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-curitiba-parque-tanguá-vista-do-mirante-espelho-dagua-foto-luiza-menezes

Vista do mirante para o Jardim Poty Lazzarotto

O belvedere tem a forma de um terraço, possui três andares e decks metálicos para apreciar a paisagem. A área total do Parque Tanguá é de 235 mil mcom muito espaço para caminhar, grama para deitar e aproveitar o dia lendo um livro ou tomando chimarrão. Outro espaço bem legal do parque é um túnel construindo em um dos lados da parede de pedra no qual você pode caminhar e chegar a um deck no lago.

Para o passeio ficar ainda melhor, o Parque Tanguá ainda conta com pista de cooper, ciclovia, bistrô, sanitários e loja de souvenir. E para quem for de carro, fica tranquilo, que tem lugar para estacionar.

Boa essa dica, né? #vemcomigo e continua acompanhando o blog. Siga nas redes sociais: no Instagram como @vemcomigo.vg e no Facebook, curta a página Vem Comigo – viagens e gastronomia.

Até mais,
Luiza Menezes

Parque Tanguá – Curitiba
Rua Oswaldo Maciel, s/nº

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s