Eu que fiz/Receitas/Sobremesas

Brownie: receita fácil de fazer e uma delícia

Além de viajar, ir a restaurantes e mostrar essas experiências para vocês, o Blog Vem Comigo – Viagens e Gastronomia vai se aventurar na cozinha e apresentar algumas receitinhas. A categoria “Eu que fiz” tem como objetivo trazer algumas delícias (doces e salgados) tanto de família quanto aquelas que vejo nas redes sociais. E para não perder o costume daquele docinho, vamos começar com uma sobremesa: “o melhor brownie do mundo”, do Tasty Demais.

Receita-brownie-pronto-blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes

Para fazer nessa forma, eu dobrei a receita, menos a quantidade da essência de baunilha, que coloquei apenas uma colher de chá.

Esse é o tipo de sobremesa para quem realmente gosta de doce. Uma bola de sorvete e um cafezinho ajudam a quebrar um pouco a doçura, mas (para mim) só o brownie já é uma maravilha.

Os ingredientes são:

225g de chocolate de boa qualidade

¾ de xícara de manteiga derretida

1¼ xícara de açúcar

2 ovos

2 colheres de chá de baunilha

¾ de xícara de farinha de trigo

¼ de xícara de cacau em pó

1 colher de chá de sal

Algumas observações minhas:

Usei uma xícara de chá como referência para as medidas, mas também têm aqueles conjuntos de xícaras medidoras, que facilitam a vida ❤ . Nessa receita, como apenas tinha manteiga com sal em casa, eu não usei a uma colher de chá de sal.

Sobre o chocolate: você deve utilizar aquele que mais gosta. Já fiz essa receita com chocolate ao leite junto com o meio amargo. Mas dessa vez, utilizei duas barras do Alpino (normal) e duas barras do Alpino Black Top (combinação do chocolate ao leite e meio amargo). Têm aquelas barras maiores de 1kg também, que é mais fácil para utilizar a quantidade certa da receita.

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 180º C.

2. Corte o chocolate em pedaços. Derreta metade e guarde a outra metade para depois. (No meu caso, derreti as duas barras de Alpino e cortei em quadradinhos as outras duas barras do Alpino Black Top).

3. Misture a manteiga e o açúcar, depois, bata os ovos e a essência de baunilha por 1 a 2 minutos até que a mistura fique fofa e com uma cor leve.

4. Enquanto mexe, adicione o chocolate derretido reservado (certifique-se de que o chocolate não esteja quente demais, ou os ovos vão cozinhar), adicione a farinha, o cacau e o sal, usando uma peneira.

5. Adicione os ingredientes secos “dobrando” os ingredientes úmidos em torno deles, com cuidado para não misturar demais, pois isso pode fazer com que o brownie fique com a textura mais parecida com a de um bolo.

6. Adicione os pedaços de chocolate, “dobrando” os ingredientes em torno deles, transfira a massa para uma forma quadrada revestida com papel manteiga. (Estava sem papel manteiga para colocar na forma. Então, somente a untei com manteiga e farinha e não grudou).

7. Asse por 20 a 25 minutos, dependendo do quanto você quer que o brownie fique macio, depois, deixe esfriar completamente. (Como o meu fogão é novo e estou conhecendo o tempo de cozimento dele. Eu coloquei 15 minutos no timer e fui cuidando. No fim ficou 25 minutos e poderia ter ficado mais (ele ficou naquela textura de “puxa-puxa” – eu gosto – mas tudo depende do jeito que você prefere o brownie).

Receita-brownie-no-forno-blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes

É sempre bom ficar de olho no forno e eu só abri ele pela primeira vez após 15 minutos.

8. Fatie e sirva!

Receita-brownie-cortado-blog-vem-comigo-viagens-e-gastronomia-luiza-menezes

Sério, esse brownie é muito bom! O topo dele fica sequinho e por dentro bem molhado.

Nem sempre conseguimos agradar todo mundo. No entanto, a receita faz sucesso aqui em casa e espero que faça na de vocês também!

Até mais,
Luiza Menezes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s